Antes de falarmos em CONTRATOS precisamos entender o que se trata infoprodutos.
Especialistas em infoprodutos e/ou agências de lançamentos, são aqueles que transformam o conhecimento em produtos digitais nunca tiveram tão em voga, uma vez que essa tendência de mercado abriu inúmeras possibilidades na comercialização de :
Não só os infoprodutos tiverem ascensão em seu crescimento, mas a comunicação através de criadores de conteúdos os chamados influenciadores digitais ganharam ainda mais visibilidade se tornando muitas vezes a cara das maiores marcas do mercado para divulgação de seus produtos, alavancando as vendas mesmo durante a pandemia.
Mas com o crescente crescimento desse mercado, alguns aspectos que antes não se “achavam” necessários passou a ser fato primordial para garantia de sucesso na divulgação dos seus produtos.
Adequar seus negócios e garantir a segurança jurídica tornou-se imprescindível não só para se manter no mercado, mas também para viabilizá-lo de forma correta segura
TIPOS DE CONTRATO DE LANÇAMENTO
Quando falamos em contratos para lançamento de infoproduto podemos ter:
O contrato de prestação de serviço é utilizando quando o especialista já possui seu infoproduto pronto, sendo que a Agencia ou Coprodutor vai realizar apenas o lançamento, sem participar em nada na criação e desenvolvimento do produto digital.
A atividade da Agencia ou Lançador é estritamente realizar a estratégia do lançamento. Ao infoprodutor ou Especialista ficar todo o investimento do infoproduto sendo a Agencia remunerada, geralmente, com um percentual sobre o lucro obtido.
Esse tipo de contrato, embora ainda seja utilizado entre Expert e Agência, tem sido mais comum entre os prestadores de serviços que auxiliam no lançamento, assim como gestor de tráfego, social mídia, copywriter entre outros personagens desse mercado digital
Neste tipo de contrato, como o próprio nome diz, já há uma parceria entre o Expert x Agência. Ambos participam da criação, desenvolvimento e lançamento do infoproduto.
Cada um possui sua autonomia, seu CNPJ, mas seu objetivo será a coprodução, ou seja, ambos se unem para criação de um produto novo. Assim os dois terão direito sobre o infoproduto.
Aqui geralmente os custos são divididos, a depender da estrutura que a Agencia disponibiliza e de quais custos ela absorve e principalmente do ajuste entre eles.
Outro ponto muito importante desse contrato é definir exatamente qual será obrigação de cada um no lançamento, já que geralmente a Agência absorve todo desenvolvimento do lançamento, com contratação de terceiros (gestor de trafego, social midia, videomaker, copywriter, etc), elaboração das páginas de vendas, captação dos leads.
Embora não seja um contrato, tem sido cada vez mais comum a formação de uma sociedade entre o Expert/Especialista e Agência, com um fim específico para lançamento de um infoproduto.
Neste caso o Especialista e Agencia viram sócios, onde a empresa constituído por eles que realizará todo o criação, desenvolvimento e lançamento desse infoproduto. Terá sim um capital social a ser integralizado por cada um a depender do que ficar estipulado no contrato social.
Um ponto importante neste tipo de sociedade é sempre elaborar um ACORDO DE SÓCIOS, onde será disposto todas as regras e obrigações dos sócios perante essa sociedade, assim evita qualquer desentendimento ou havendo saber exatamente como lidar com essa situação.
Veja cada contrato destes possui suas especificidades que devem ser levadas em conta na hora de realizar a contratação.
A ideia foi trazer a opções de como você pode realizar um lançamento do seu infoproduto a depender do que tipo de negócio que idealizar.
Agora que você já sabe as possibilidades que possui na hora de realizar o lançamento do seu infoproduto, qual contrato faz mais sentido pro seu negócio.
Não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e também de clicar no coração, pois é muito importante para o Blog!
E se você quiser conversar mais sobre o assunto comigo ou tirar alguma dúvida entre em contato comigo por meio do e-mail: danusa@delucca.adv.br
Adequação dos contratos com os especialistas e os players que desenvolvem a logística dos lançamentos, gestores de tráfegos, de mídias, estrategistas digitais, passou a ser um diferencial de mercado, demonstrando seriedade e profissionalismo no seu negócio.
Não só questões contratuais e seus deveres e obrigações, mas a política e proteção a imagem e os crimes cibernéticos, direitos autorais, proteção e registro de marca e as inúmeras peculiaridades trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados.
Sem contar ainda com o risco da pirataria digital o qual tem sido constante perigo para os negócios digitais não apenas pelo vazamento de informações e prejuízos aos clientes finais, mas pelo grande impacto financeiro na exploração, divulgação e venda do infoprodutos.
Para todas as situações, ter procedimentos bem definidos, contratos elaborados de acordo com o produto ofertado e gestão de crises, irão não apenas impedir alguns riscos, mas também reduzir ao patamar mínimo os prejuízos que se mostram recorrentes neste mercado pelo fato de ser ver bem assessorado.
Assessoria jurídica digital é sem dúvida a forma mais segura e eficaz de consolidar seu negócio de forma estratégica agregando e transmitindo maior credibilidades para o consumidor atual.
Não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e também de clicar no coração, pois é muito importante para o Blog!
E se você quiser conversar mais sobre o assunto comigo ou tirar alguma dúvida entre em contato comigo por meio do e-mail: danusa@delucca.adv.br
Quer conhecer outros conteúdos:
Entre em contato